{ estudos |
} colaborativos...
|
Todos os anos sempre nos perguntamos o motivo de cristãos (mais especificamente) os evangélicos não participarem de festas como carnaval e em outubro o halloween. Existe um grande equívoco por parte de algumas pessoas que o Evangelho é uma cultura, assim como qualquer outra coisa que vivemos em nosso país e mundo através de algumas práticas. O Evangelho é contracultural, ele é algo vivo, orgânico, que tem suas características próprias e acima de tudo é a propagação das boas novas, do projeto de redenção de Deus para humanidade.
Tendo isso em mente, podemos agora dar um outro passo e compreender que não é porque o tempo passou que uma cultura não abandona suas raízes, e o halloween é uma dessas realidades. O halloween não é apenas uma festa de criança criada nos EUA. O halloween é uma evolução de uma cultura de culto aos mortos, mesclado a cultura das bruxas e da celebração do tempo de colheita. O halloween inicia-se dentro da cultura céltica cheia de crendices e politeísta que como em qualquer circunstância onde se precisa estabelecer uma cultura envolve-se crianças para que a cultura nunca se acabe. Todas as referências "gráficas" como as guloseimas, abóbora, bolos, bruxas etc. Tem relação com alguma questão onde a morte e o culto a ela, assim como a exaltação, incorporação de espíritos, a fala com os mortos, as adivinhações etc. estão envolvidas nesta comemoração. Em meados do século 8 o Papa Gregório 3° tenta fazer uma junção, uma adaptação do halloween ao cristianismo porque segundo sua visão não dava mais para interromper essa festa e por isso o Dia de Todos os Santos muda do dia 13 de Maio para o dia 01 de Novembro numa tentativa de normalizar a celebração do halloween ao contexto cristão. Após a Segunda Guerra mundial com o retorno da produção e do comércio mundial. A celebração do halloween (um dos poucos feriados não cristão nos EUA) tomou a proporção comercial, e a infantilização das ações para tornar a cultura mais atraente, rentável e disseminar uma cultura de culto aos mortos e torná-la mais "palatável". Então porque não curtir o halloween?
Eu Hugo não vejo nenhum problema em você comer doces, em uma brincadeira você usar uma fantasia (eu mesmo já fui Fred Flintstone, Shrek, Mario Bros...) mas tudo isso em outros momentos para que não se desse margem para que o nosso testemunho e a nossa atitude não se confunda com qualquer outra realidade. Jesus falou... Eu vim para que tenham vida! E vida em abundância! No dia 31 celebre a vida, celebre a ousadia e a fé dos nossos irmãos do passado que enfrentaram um sistema poderoso para que a Bíblia hoje pudesse ser acessível como é. Que Deus abençoe sua vida!Paz! Hugo Pereira Sampaio Pastor da Igreja Batista Quinta da Boa Vista. |
Esse é um site colaborativo da organização Embaixadores do Rei. Quer enviar seu estudo? CLIQUE AQUI.
Histórico
Novembro 2024
Categorias
Tudo
|